S03-10

S03-10

Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula

A aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira é tarefa que não pode estar confinada às paredes da sala de aula. Procurando ultrapassar modos tradicionais de aprendizagem descontextualizada do léxico e a limitação do contacto com a língua ao tempo/espaço da aula, criámos o projeto Aprendizagem Autónoma de Alemão através do Léxico (ALEX), que está a ser testado com turmas de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2017-2018, através da página web www.projetoalex.pt, disponibilizamos aos alunos informação sobre diferentes maneiras de aprender vocabulário, assim como recursos digitais para que eles possam aprender vocabulário lecionado nas aulas através de atividades realizadas autonomamente, fora das aulas. As aplicações escolhidas são o dicionário LEO, o QUIZLET e o LEARNING APPS, disponíveis no computador, tablet e telemóvel.

O perfil dos alunos é avaliado através de um inquérito por questionário realizado no início do semestre para caracterizar (i) o seu conhecimento prévio da língua alemã, (ii) a utilização que fazem de dispositivos móveis e internet e (iii) os métodos que usam para estudar vocabulário. No final do semestre, faz-se o balanço da utilização dos materiais disponibilizados pelo projeto através de outro inquérito, para caracterizar a utilização das aplicações, identificar os objetivos com que foram usadas e avaliar vantagens e desvantagens dos recursos.

O desenho dos recursos teve em conta que os alunos apresentavam diferentes níveis de conhecimento prévio da língua, possibilitando uma utilização autónoma e diferenciada conforme as suas necessidades e interesses, para tornar a aprendizagem mais eficiente.

Durante a fase-piloto, os primeiros dados recolhidos implicaram já adaptações na configuração dos materiais, ampliando-se a oferta na aplicação preferida pelos alunos. Os inquéritos em curso permitirão ainda caracterizar melhor a recetividade aos diferentes recursos sugeridos para a aprendizagem fora do contexto formal da aula.

 

Palavras-chave: tecnologias de informação e comunicação, dispositivos móveis, aprendizagem de vocabulário, alemão como língua estrangeira, aprendizagem autónoma, materiais de ensino-aprendizagem

 

Keywords: Information and Communication Technology, mobile devices, vocabulary learning, German as a foreign language, autonomous learning, teaching/learning materials

Firmantes

Nombre Adscripcion Procedencia
Judite Carecho Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Portugal
Rute Soares Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Portugal
Anabela Fernandes Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Portugal

ORGANIZA

COLABORA