S09-07 08

Os processos de liderança nas agências brasileiras de Relações Públicas

Compartir en TWITTER/FACEBOOK/LINKEDIN

Deja tu comentario

Participa en esta ponencia enviádole tu pregunta o comentario a los autores

Añadir comentario

Firmantes

profile avatar
Daiane BaúEscola Superior de Comunicação Social
profile avatar
Sandra MirandaEscola Superior de Comunicação Social - Instituto Politécnico de Lisboa

Enfoque

À medida que o corpo de conhecimento na área de relações públicas cresce, também aumentam os debates em torno dos estilos de liderança e competências consideradas eficazes. Nesse cenário, com base nas experiências de profissionais da área, buscou-se analisar quais são as condições e competências necessárias para que se possa exercer com sucesso a liderança em agências de relações públicas. O presente artigo incide sobre os processos de liderança nas agências brasileiras de comunicação e relações públicas, recorrendo à metodologia mista conduzida em duas etapas, o que resulta na maximização dos pontos fortes e na compensação das fraquezas de cada abordagem. Realizou-se primeiramente a recolha e análise de dados qualitativos obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas. Paralelamente, procedeu-se à coleta e análise estatística dos dados quantitativos obtidos por meio de um inquérito por questionário que foi respondido por 152 profissionais brasileiros que trabalham nas vinte maiores agências do país. Os resultados sugerem que os líderes no campo das relações públicas utilizam diferentes estilos de liderança dependendo das demandas de cada situação, com maior tendência para comportamentos transformacionais e autênticos. Ao tornar a metodologia e os resultados passíveis de debate entre os pares, espera-se que o presente artigo contribua para o aperfeiçoamento do campo e aprimoramento da compreensão da liderança de relações públicas no contexto brasileiro.

Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 08 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Pedro Álvaro Pereira Correia

      Comentó el 13/04/2023 a las 16:41:25

      Felicitações pela vossa apresentação. A investigação realizada é um contributo importante para a compreensão das competências e condições necessárias para se exercer com sucesso a liderança nesse setor e a utilização de uma metodologia mista é um ponto forte do estudo, que maximiza os seus resultados.
      Permitam-me questionar sobre quais são os próximos passos em termos de investigação da liderança nas agências de relações públicas? E quais são as implicações práticas dos resultados da investigação para as agências e os seus líderes?
      Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e obrigado pela contribuição para o avanço do conhecimento na área de relações públicas.

      • profile avatar

        Daiane Baú

        Comentó el 13/04/2023 a las 18:27:31

        Muito obrigada pelo seu feedback, Sr. Pedro. Realmente a maior parte dos estudos no campo concentram-se nos departamentos específicos de RP dentro de grandes organizações, tornando notoriamente escassos o número de pesquisas direcionadas para as agências. Consideramos pertinente que futuros estudos incluam um número maior de entrevistas com profissionais que são líderes em agências a fim de tornar os resultados mais abrangentes e enriquecedores para o corpo de conhecimento da liderança em relações públicas. Relativamente às implicações práticas do estudo, consideramos que em um ambiente tão característico quanto o das agências formar os líderes do amanhã é um grande desafio. A liderança é muito mais que um cargo, é saber o que falar, quando falar e como falar. Os líderes entrevistados no estudo enfatizaram os conceitos de “liderança colaborativa”, “olhar humanizado”, “escuta ativa” e “collabs” como o futuro da liderança em agências, o que reforça a importância de desenvolvermos maiores habilidades sociais e de escuta.

    • profile avatar

      Sandra Miranda

      Comentó el 11/04/2023 a las 14:03:15

      Bom dia, obrigada pelo comentário. Tendo em conta o trabalho efetuado e que tem como vetor central a liderança em agencias de relações públicas, perante uma crise deve o líder dar o exemplo, permitindo que seja implementada na organização e no grupo de trabalho uma comunicação transparente e bidirecional, ouvindo todas as partes implicadas e possibilitando que o processo de desinformação seja mitigado.

    • profile avatar

      Héctor Corona

      Comentó el 10/04/2023 a las 21:10:31

      Muy buen día, como lo comente en mi pregunta anterior, muchas felicidades por su trabajo de investigación, mi pregunta es la siguiente: dentro de los tipos de liderazgos que ustedes han detectado, cual creen que es el mejor para ocupar las áreas de Comunicación Institucional de una organización.

      Muchas Gracias.

      • profile avatar

        Daiane Baú

        Comentó el 11/04/2023 a las 14:16:26

        Boa tarde, Héctor. Muito obrigada pelo comentário. Assim como identificado por Werder & Holtzhausen (2009), os dados recolhidos no presente trabalho mostraram que os líderes no campo da comunicação e das relações públicas usam diferentes estilos de liderança dependendo das demandas de cada situação, com maior tendência para comportamentos transformacionais e autênticos, caracterizados pelo interesse genuíno no bemestar dos funcionários e promoção de uma atmosfera de confiança que promove a criação de um vínculo entre líderes e liderados. Os entrevistados neste trabalho, que atuam no setor da comunicação organizacional há mais de 25 anos, abordaram comportamentos relacionados à produtividade e bem-estar dos liderados, ao foco nas necessidades individuais de cada colaborador e ao alinhamento dos processos de acordo com o perfil de cada profissional. Na generalidade, o estilo
        de liderança transformacional é considerado o mais eficaz por estar associado ao maior desempenho no trabalho e atitudes positivas por parte dos liderados.

    • profile avatar

      Héctor Corona

      Comentó el 10/04/2023 a las 21:08:27

      Muy buen día, muy buen trabajo de investigación; mi pregunta es la siguiente: las Relaciones Públicas son parte fundamental en las instituciones, que estrategias de prevención de crisis se pueden implementar en las agencias de Relaciones Públicas ante una Fake News.

      Muchas Gracias.

      • profile avatar

        Sandra Miranda

        Comentó el 11/04/2023 a las 14:05:34

        Bom dia, obrigada pelo comentário. Tendo em conta o trabalho efetuado e que tem como vetor central a liderança em agencias de relações públicas, perante uma crise deve o líder dar o exemplo, permitindo que seja implementada na organização e no grupo de trabalho uma comunicação transparente e bidirecional, ouvindo todas as partes implicadas e possibilitando que o processo de desinformação seja mitigado.


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.

Organiza

Colabora